ACREDITE, FAÇA, INVENTE!


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cupcakes - Programa " Hummm Saboroso"


Olá, tudo bem? Conforme prometido, aqui está a receita do cupcake de baunilha, apresentado hoje, 06/06/12, no programa "Hummm Saboroso" com Isabel de Carvalho - RIT TV.
Anote os Ingredientes:

Para a massa:
03 gemas
01 xícara de açúcar
01 colher (sopa) de margarina s/ sal
02 xícaras de farinha peneirada
01 xícara de leite
01 colher (chá) de essência de baunilha
01 pitada de sal
01 colher (sobremesa) fermento

Para o Recheio:
01 lata de leite condensado
01 colher (sopa) de margarina s/ sal
01 colher (chá) de essência de laranja
01 colher (café) de raspas de laranja

Cobertura (buttercream)
01 xícara de margarina s/ sal na temperatura ambiente
02 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado
01 pitada de sal
03 colheres (sopa) de creme de leite s/ soro.
01 colher (chá) essência de baunilha


Modo de fazer:
Massa
Separe as gemas das claras, bata as gemas com açúcar e a margarina até ficar um creme esbranquiçado, vá acrescentando a farinha que deve estar peneirada, o leite aos poucos, o sal, o fermento e a essência.
Em seguida bata as claras em neve e encorpore fazendo movimentos de baixo para cima. Nesse momento a batedeira não é mais utilizada.

Coloque as forminhas de papel dentro da forma para cupcakes ou outra que você possa utilizar e adicione a massa até a metade da forminha.
Leve ao forno por aproximadamente 25 minutos ou até que, fazendo o  teste do palito, esse saia limpo.
Obs.: o forno deve estar pré aquecido à 180º uns 10 minutos antes de colocar os cups para assar.

Recheio
Enquanto os cupscakes estão assando, prepare o recheio, levando ao fogo o leite condensado, a margarina e a essência de laranja. Cozinhe em fogo moderado e vá mexendo até desprender do fundo da panela ( não deixe queimar; mexa constantemente). Em recipiente untado, coloque esse creme e misture com as raspas da laranja. Deixe esfriar para depois utilizar.

Cobertura:
Bata a margarina com o açúcar de confeiteiro até homogenizar e ficar "fofo", acrescente ainda na batendo, a essência, o sal e o creme de leite. O ponto será consistente e firme.

Montagem:
Após assados deixe os cups esfriarem em cima de uma grelha, fora das formas de alumínio para que não fiquem úmidos e suados. Com uma fata faça um corte no centro e coloque o recheio (com saco de confeitar e bico perlê ou simplesmente com um saquinho com uma das pontas cortada). Perceba que não é preciso fazer muito esforço para rechear, pois assim que o espaço interno for preenchido o próprio recheio empurra o bico para fora.
Com saco de confeitar e bicho pitanga, comece a cobertura pelo centro e abra para as laterais, voltando ao centro e terminando com uma pitanga.

Se preferir cobrir com pasta americana, utilize cortadores que você pode adquirir facilmente nas lojas de artigos para festa. Use o próprio excesso do recheio para fazer a "cola". Revista o cupcake, corte mini flores e faça os miolos com confeitos. Se quizer dar uma incrementada, passe levemente pó comestível cintilante nas pétalas ou na parte revestida.

Dicas: A margarina deve ser sem sal e utilizada à temperatura ambiente. Não é necessário deixar o cupcake bem moreninho, pois quando está muito corado em cima, certamente está queimado em baixo e isso também resseca toda a massa.
No caso de cups cobertos com cremes, vai de sua preferência recheá-los ou não.
O recheio aqui é sugestivo, você pode rechear com recheios de sua preferência, apenas tome cuidado para que combinem com o sabor da massa e da cobertura.
Raspas de frutas cítricas não devem ser acrescentadas durante o cozimento para que não amarguem. Colocando ao final, já fora do fogo, as raspas liberam um óleo que acentua o sabor.
Fazer doces, enfim cozinhar, é uma arte que precisa ter conexão entre cores e sabores, para que não fique confuso e enjoativo.
Boa sorte no preparo. Se precisar de alguma dica ou se tiver alguma dúvida é só entrar em contato, ok? Será muito legal falar com você! Ah... obrigada a todos os que assistiram e ligaram. Também a todo o pessoal da produção do programa e a querida apresentadora Isabel de Carvalho. Vocês todos são uns amores.
Super abraço.


8 comentários:

  1. Amei a receita, adoro fazer cupcakes!!
    Moro nos EUA e qdo me mudei pra ca nem faziam Cupcakes ai no Brasil, mas aqui e' uma febre!!! so que as ccas gostam daqueles comprados no walmart(cobertura mto ruim so que bem colorida!!rsrs) ai tentei fazer em casa pra ficar com um gostinho caseiro e deu super certo, no ultimo aniversario do meu filho foi um sucesso!!!
    So uma duvida, vc colocou que na receita vai margarina(e' aquela marg.culinaria que vem em pacotinhos?), posso usar manteiga?
    Bjss
    Luciana Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, tdo bem? É os cups chegaram no Brasil e tb estão virando uma febre.
      Qto a sua dúvida, na massa vc pode usar manteiga, mas não no buttercream, pois ela forma bolhas de água. Pode usar a margarina culinária que não tem nenhum problema. Vc viu que postei uma receita de bolo de maçã? Faça como cupcake tb, fica ótimo! Depois me conte o resultado, ok? Bjs e obrigada.

      Excluir
  2. Parece ser realmente delicioso, pena que não consegui ver o programa que eu tanto queria!!!!!
    Parabéns e continue assim, com essa criatividade que você tem...
    Bjsssssssss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Mesmo sem ter assistido o programa, faça a receita e depois me conte como ficou. Bjs

      Excluir
  3. RE p/ as amigas , eu adoei suas receitas coloca mais que vou fazer com muito gosto. obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se posso colorir,e qual tipo de corante?? Liquido,gel enfim qual o melhor

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tdo bem? Vc pode colorir com ambos os corantes. Se optar pelo corante em gel, cuidado com o ponto do creme. Caso fique fora do ponto (sem firmeza) acrescente mais um pouco de açúcar de confeiteiro. Se tiver mais alguma dúvida, é só me chamar, ok? Abrç

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário ou recado e terei o maior prazer em responder.